Shoppings aderem contato com o exterior

esboço Shopping Cidade Jardim – São Paulo/SP

Aos poucos, o mercado da construção civil se mobiliza para oferecer produtos e serviços sustentáveis. Essa não é uma postura adotada por todo o setor, mas, para profissionais da área, trata-se de uma tendência irreversível. Os sinais da mudança podem ser vistos em projetos de empreendimentos como shopping centers, que têm valorizado o equilíbrio que beneficie o meio ambiente, o social e o econômico. Esta tendência é maior ou menor, dependendo do grau de conscientização dos empreendedores versus retorno em curto prazo.

A maioria dos projetos de shoppings tem como característica principal ser uma “caixa” sem janelas e aberturas externas e totalmente climatizadas. Porém, cada vez mais, os projetos têm valorizado grandes vãos internos, com coberturas translúcidas ou sem cobertura, de forma a estabelecer um maior contato com o mundo exterior.

Um exemplo é o Galleria Shopping em Campinas, onde houve a aplicação dos grandes vãos internos que valorizam a iluminação natural. Possui coberturas translúcidas. No caso do Shopping Cidade Jardim, o projeto cria um mall aberto em que há o aproveitamento da iluminação natural e da ventilação natural. Há também a preocupação em aproveitar os espaços abertos para criação dos jardins onde é replantadas algumas árvores nativas do terreno, em composição ao paisagismo, e que recebe água das chuvas e insolação.

O aproveitamento da luz natural é fundamental, a especificação correta de sistemas e materiais, pode resultar em uma economia significativa de energia elétrica, uma vez que o edifício bem planejado pode maximizar a utilização da luz natural, proteger a insolação nas fachadas, propiciar a ventilação cruzada e, assim, reduzir a utilização de iluminação artificial e de equipamentos de ar condicionado.

Nos últimos anos, tem renascido o interesse na promoção das boas práticas de projeto de iluminação natural por razões ligadas não somente à eficiência energética, mas também ao conforto visual. Aberturas, em geral, proporcionam aos ocupantes o contato visual com o mundo exterior e permitem também o relaxamento do sistema visual, e a presença da luz natural pode garantir uma sensação de bem-estar e um relacionamento maior com o ambiente no qual se está inserido. E somente com a luz direta do sol podemos vislumbrar a cor real das superfícies que observamos.

4 Respostas para “Shoppings aderem contato com o exterior

  1. Cara, axo legal essa moda
    é muito constrtiva
    parabens

  2. oii!!vc me pergunto da frase flaando de arte do meu blog e a frase eh do Oscar Wilde.Obrigado pelos elogios, também adorei seu blog!!Interessante essa informação sobre os shoppings 🙂

  3. Se essa moda pega seria legal
    Gosto muito desses shoppings , são muito bonitos 😀
    http://seligana-net.blogspot.com/2010/05/entrega-de-boletim.html#comments

  4. Oláa Diego, blog muito bom, acho bem interessante coisas relacionadas com arquitetura/engenharia…voltarei sempre
    bjoo

Deixe um comentário