Neo-Frei Caneca

Transformar a rua Frei Caneca em São Paulo em um lugar híbrido, acessível e aconchegante é o desafio de um grupo de arquitetos associados, FMC Arquitetura, para o projeto de reurbanização do local.

Vencedor do concurso realizado pela associação GLS Casarão Brasil e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que teve mais de 31 trabalhos inscritos, o projeto contempla um redesenho completo de calçadas e mobiliário urbano pra região, com a intenção de recuperar o espaço degradado.

O partido adotado foi dar prioridade ao pedestre sobre os veículos, de forma a enfatizar a identidade residencial e comercial da rua e transformá-la em uma praça ou num centro comercial ao ar livre. Assim, só veículos de moradores e comerciantes estabelecidos na Frei Caneca terão acesso ao trecho central da rua, cujo leito será nivelado com as calçadas.

Grande foco foi dado ao mobiliário urbano, feitos de aço galvanizado. A iluminação terá o efeito de “árvore luz”, que será o grande diferencial e ponto de destaque.

Se for aprovada pelo poder público e iniciativa privada, o projeto mudará todo o perfil do bairro Cerqueira César, sendo um ambiente agradável pra todos os moradores ou pessoas que transitam por ali.

“As cidades em que exercemos o nosso esforço diário estão fragmentadas em áreas cada vez mais delimitadas. Por isso, entendemos o espaço público como a soma, a sobreposição das ações e eventos, um lugar para tudo e para todos, um espaço híbrido, multicêntrico, dinâmico”, afirma Garcia Ferrés.

2 Respostas para “Neo-Frei Caneca

  1. Acho o projeto até interessante como um trabalho artístico, porém não creio que seria uma boa obra social. Acho o projeto socialmente discriminatório pois elitizará novamente o bairro (acesso de veículos exclusivo a moradores). A rua Frei Caneca já foi uma vez algo mais restrito e fechado, visto que artistas e pessoas de posse moravam lá; porém com a construção do comércio e do shopping center mais e mais pessoas foram se achegando. Tornar Frei Caneca um luga exclusivo novamente, pra mim, parece um projeto que deve estar sendo encabeçado por algum morador influente, ou por alguém quem tenha intere$$e em torna-la novamente um lugar exclusivista.

    Enfim, só um comentário

  2. Ricardo, não concordo com voce. Nunca morei na Frei Caneca. Gostei do projeto, pois vejo que uma Frei Caneca sem carros irá democratizar a rua, as pessoas terão que se locomover por transporte publico e a pé. Elitizacao da rua na acontecerá, pois no Brasil rico só anda de carro, e se nao puderem estacionar o carro por lá, nao irao a rua ou terao que aprender a usar onibus e metro como em uma sociedade avancada (coletivismo sobre o individual).

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